terça-feira, 10 de agosto de 2010

Um olhar mais atento sobre a adolescência.

Não poucas vezes vemos a adolescência como um período conturbado de nossas vidas, com mais aspectos negativos que positivos, e chegamos a denominar esta fase de “aborrescência”.

As características que parecem ser mais negativas do ponto de vista da adolescência justamente são as mais importantes para que o indivíduo se torne adulto. A perda da noção de tamanho corpóreo, a necessidade de correr risco, os aspectos contestatórios inerentes a esta fase são os pontos que mais entristecem e aborrecem os adultos.

O estirão do crescimento na adolescência não tem sua rapidez repetida na mente, o corpo cresce 10 a 20 cm em dois anos e fica 10 a 20 kg mais pesado, a mente continua com uma imagem do corpo antigo, de criança. Isto faz com que os adolescentes tenham suas maneiras desajeitadas de caminhar e se vestir, e provoca os desastres característicos na mesa do jantar. Logo após uma discussão mais séria com pais, os músculos tonificados de um braço que é maior do que o cérebro do adolescente imagina ser, faz com que o mesmo acabe por bater a porta, o que poderia significar uma afronta. Pais e professores podem considerar como tal, ou explicar isso a seus filhos e alunos, o que retira o caráter de afronta. Certa vez em aula tive que pedir para um aluno se retirar de sala por indisciplina, e na hora de fechar a porta ele bateu com força a mesma, imediatamente o aluno retornou e disse “desculpa professor, o senhor sabe né..”.

Durante a adolescência o cérebro perde em torno de 30% das sinapses (conexões entre células nervosas responsáveis pelas emoções, sensações, pensamento, linguagem) relacionadas ao prazer, isso devido ao fato de adolescentes terem de buscar novas estimulações para se tornarem adultos. Menos desta área, mais riscos, pois brincar de roda e pega pega não satisfaz mais as necessidades de prazer do cérebro e do corpo. É necessário sexo naquele lugar mais perigoso, de preferência sem camisinha, é necessário pular de bung jump, ou acelerar ao máximo no carro “emprestado” do papai. Este fato de busca por novas e culminantes experiências também está na origem das contestações dos adolescentes. Na necessidade de construção da sua visão de mundo o adolescente passa a negar a visão de mundo dos seus pais, dos seus professores e dos mais velhos.

Para o estabelecimento de boas relações com os adolescentes faz-se imprescindível diálogo aberto e franco (adolescentes adoram franqueza). Quando os pais se mostram parceiros não há necessidade de contestação, nem de afronta, pois o adolescente poderá construir sua visão de mundo de forma sadia e livre. Também na adolescência se estabelece o caminho para a especialização do cérebro, portanto, é necessário que o adolescente comece a ter tarefas e responsabilidades que o auxilie na sofisticação das áreas do cérebro relacionadas a memória de trabalho (sequência de tarefas), relacionada a empatia (capacidade de se colocar no lugar do outro) e outras oriundas de compromissos e tarefas que o adulto poderá delegar. Neste sentido, programas como o jovem aprendiz, os trabalhos voluntários e outros programas de inserção no mercado de trabalho, desde que não diminuam as capacidades e potencialidades acadêmicas, devem ser estimulados e ampliados em todas as esferas sociais.

Sou fã desta etapa do desenvolvimento, com suas novidades, suas dúvidas e vejo na necessidade de os adolescentes criarem suas próprias e inovadoras visões de mundo uma bela maneira de mudarmos os rumos do processo civilizatório. Afinal de contas, qual adulto esclarecido vai pressupor que estamos, enquanto humanidade, no caminho certo, com tantos problemas sociais, econômicos, demográficos e ambientais permeando nossas vidas? Parece-me emergencial o surgimento de uma nova visão de mundo, e nossos jovens são promissores na elaboração de tais visões.

35 comentários:

  1. A adolescência é uma fase mágica e não vejo grandes problemas em conviver com os jovens que encontram-se em estado de "efervescência mental" e "ebulição hormonal"... Acho o que o problema está na ausência de alteridade... nós mais maduros, costumamos nos esquecer do passado e agir como se o comportamento dos adolescentes da nova geração fosse algo absurdo, do qual nunca se teve notícia anteriormente... Só precisamos nos colocar no lugar do outro, tentar ver o mundo do ponto de vista dele... só isso! Ter boa memória ajuda... hehe Excelente texto!!!

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  2. Ola! Penso da mesma forma onde se diz que o adolescente cresce apenas o corpo e a mente continua de uma criança, em outras palavras que o adolescente não passa de uma criança grande, pois tenho como experiência uma filha a qual já passou pela adolescência e um filho que se encontra nessa fase, portanto posso afirmar que é uma fase muito complicada onde querem ter novas experiências, vivendo no mundo do achismo querendo ser os donos da razão, mesmo assim, quando é imposto certa responsabilidades não deixam de agir feito crianças, legal porque é dessa forma que irão se preparar para decidir o que serão no futuro.

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  3. Julio Cesar, pós Içara 2012, deve-se começar a tratar os adolescentes com mais rigor e mais liberdade, ou seja, usando de razoabilidade entre ser o jovem alguém sem a devida experiência, mas que também deve dar o devido retorno de todos os seus atos e com a devida responsabilização. é o que penso.

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  4. Gisele Casagrande, Pós Içara - 22 de abril de 2012.

    Ola Rodrigo!

    Acho que os adolescentes vivem uma tensão adaptativa em relação ao mundo que os rodeia, eles se organizam em grupos, sua linguagem é unica e a busca pela novidade é constante.
    Muitos fatores podem influenciar no comportamento dos adolescentes,desde o relacionamento com os pais e amigos e até a própria genética, ensinar valores e limites é a palavra chave para que esses adolescentes se tornem uma pessoa melhor e equilibrada na sociedade.

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  5. A grande questão da adolescência é deixarmos um pouco de lado a ideia de que eles serão o futuro. Os adolescentes querem ser ouvidos como presente. Numa fase tão "rápida", tantas coisas a decidir, tantos ensejos aflorados,grandes mudanças comportamentais tanto quanto biológicas, devem serem vistas como presente. Com tantas "coisas" acontecendo nesta fase da vida, é importantíssimo este olhar mais atento, de estimulação, de orientação e, principalmente, de oportunidade. Se você exergar o jovem promissor hoje, certamente, serão melhores adultos amanhã.

    Ana Carla Lima
    Pós - Içara/2012

    Abraço Professor Rodrigo.

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  6. Ola rodrigo!
    A adolescencia é uma fase muito importante, porque é a hora das descobertas que nós adultos estamos oferecendo a eles, portanto vamos dar mais atencão e cuidados a eles oferecendo o que à de melhor e não simplesmente ignorando-os de sua vida social e suas idéias.


    Janice Martignago pos içara 2012

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  7. Ola Profº Dr. Rodrigo
    Bom, em primeiro lugar quero dizer que adorei o texto e também suas aulas, bastante polêmicas. Parabéns! É sempre bom ouvir alguém com tanta propriedade. Quanto a questão adolescência,penso que é importante estarmos abertos a este assunto, e mais ainda, buscarmos em nossa memória quais comportamentos tínhamos e que muitas vezes nos deixavam em "maus lençóis" com nossos pais ou outros adultos que conosco conviviam. Isso certamente nos ajudará a compreendermos um pouco mais esta fase tão conturbada, as vezes perigosa, mas também muito rica, cheia de descobertas e conquistas. O adolescente precisa, além de limites e regras,de muito carinho, atenção e acima de tudo ser valorizado pelo que é capaz e não apenas criticado pelo que não faz. Mas nem sempre é fácil, e digo isso porque "sinto na pele", pois tenho dois filhos nesta fase...

    Parabéns, professor! E obrigada!
    Adriana Medeiros Ghizi Rocha - Pós Icara - 2012

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  8. Ola Profº Dr. Rodrigo

    A adolescencia é uma fase que marca a transição da infância para a idade adulta.É nesta fase da vida que o adolescente mais precisa de seus pais,onde o melhor caminho é o diálogo e amizade entre pais e filhos.Porém muitos pais esquecem que um dia também estiveram nesta fase e queriam ousar e voar.Enfim o importante é dar limites e regras para o filho mas não deixar de acreditar que eles são capazes de resolver problemas.

    Adriana Nunes Silveira-Pós Içara-2012

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  9. Ótimos textos professor Rodrigo, é incrível o conhecimento que você tem. A adolescência é uma fase de muitas transformações, é importante que haja amizade e diálogo no convívio familiar e que os pais tentem amenizar os conflitos vividos nesta faze. Professor sua aula foi muito interessante pena ser somente duas.

    Josiane da Silva Abel - Pós Içara 2012

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  10. Olá professor Rodrigo, muito interessante sabermos mais sobre essa fase tão "conturbada" da vida, onde os adolescentes não se entendem pelas muitas transformações que estão passando e o pais não entendem porque o filho esta passando por isso, é muito importante que todos entendam o adolescente mais que também de a eles limites e obrigações, para que se tornem um adulto melhor.
    Suas aulas foram ótimas...Parabéns!!!

    Roberta da Silva Martins - Pós Içara 2012

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  11. Olá, Professor Rodrigo.

    Seu estudo sobre adolescência é muito interessante e instigante, pois particularmente nunca havia parado para refletir a função do cérebro do adolescente, mas sim como o professor mesmo coloca, eu via essa fase como “aborrescência”, achava que o adolecente tem essa necessidade de buscar o novo para simplesmente mostrar que está crescendo, para desafiar os pais mesmo.
    Por isso, acredito que deveríamos ter mais tempo de aula sobre sexualidade e desenvolvimento humano, pois muitos são as dúvidas e curiosidades. (sugestão para Tia Ro).
    O conhecimento adquirido em suas aulas sobre adolescência essa fase de transição da infância para a idade adulta, pode demonstrar juntamente com esse texto, que esta fase deve ser entendida e respeitada. Nesse contexto, os pais que tem que lidar com alterações de comportamento, muitas vezes, por falta de conhecimento não sabem como agir em determinadas situações que são apresentadas pelos jovens. Porém mesmo assim concordo com o que o professor aborda neste texto, o que deve haver é um dialogo aberto e de confiança.

    Luana Possoli. Pós Içara

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  12. Olá, Professor Rodrigo.
    Vejo a adolescência como uma fase de muitas duvidas e descobertas, onde uma boa relação familiar faz toda a diferença.
    Acredito também que muitos adolescentes precisam de mais responsabilidades e limites para se tornarem verdadeiros cidadãos.

    Adorei sua aula.
    Olivia S. Ferreira de Freitas. Pós-Içara 2012.

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  13. Olá Professor Rodrigo,

    Parabéns pelo deu trabalho, muito importante refletir sobre o desenvolvimento dos nossos adolescentes. Pois a relação com a família é fundamental. Sucesso sempre!

    Pós Içara
    Daniela Costa da Cruz

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  14. Sirlei de Fátima Cardoso – Pós Içara – Turma 011- 05/05/2012
    A adolescência é uma fase de transição para a vida adulta cheia de questionamentos, mudanças físicas, em que as emoções afloram em que testamos os ensinamentos de nossos pais, sendo também uma etapa da vida em o jovem quer ter maior liberdade para explorar o mundo. Oportunizar o conhecimento cientifico sobre sexualidade ao jovem nesta etapa de sua vida é uma forma de contribuir para que o mesmo compreenda as mudanças que ocorrem em seu corpo.
    Cabendo a nós como pais e educadores propor também valores que o ajudem a se integrar socialmente, nos fazendo presentes e abertos ao diálogo, sendo também coerentes com nossas ações, impondo limites e informando a este futuro adulto quais são seus direitos e deveres perante a sociedade.
    O assunto de seu texto foi bastante significativo, e promoveu minha reflexão. Gostei muito de suas colocações em sala de aula, aprendi conhecimentos novos que irão contribuir em minha vida profissional

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  15. Adriana Maria de Fáveri Mattei - pós içara - turma 011

    Olá! Professor Rodrigo,
    Suas aulas foram muito relevante e estigante contribuindo muito para minha profissão a ter uma visão mais aguçada e atenciosa sobre os adolescentes e as situações vivenciadas no dia a dia. Muito bom sempre ouvir profissionais com vasto conhecimento como seu enriquecendo mais o nosso conhecimento.
    Abraço e sucesso sempre em sua vida!

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  16. Olá Rodrigo

    Em primeiro lugar gostaria de parabeniza-lo pelo excelente profissional que você demonstrou ser, e dizer que os assuntos polêmicos abordados em suas aulas foram muito bem conduzidos por sua pessoa, que de forma descontraída e inteligente soube envolver a todos. Achei muito interessante sua abordagem sobre os adolescentes, principalmente por ser pai de uma adolescente de 15 anos. Minha opinião sobre a transformação, não só na vida do adolescente, que estará deixando de ser criança para ingressar em outra fase da vida, como para os pais que resistem em aceitar toda esta transformação, é que a família é a base social onde todos estão inseridos e é neste ambiente que devemos tratar sobre estas transformações, mesmo que para isso profissionais especializados devam ser consultados. Não devemos, nós pais, transferir para os educadores a missão de esclarecer estas transformações e ficarmos omissos aos nossos compromissos sociais e familiar.

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  17. Ola Rodrigo

    Esqueci de inserir meu nome completo no comentário (Rodrigues).
    Nome: Adailton Rodrigues Medeiros
    Pós Içara

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  18. Olá Professor Rodrigo?
    sou profesor, pai,e em algumas situações tenho vivenciado e escutado relatos de pais e professores angustiados com comportamento de adolescentes.
    Bom a famìlia exerce um papel importante na formação dos adolescentes, mas o professor também tem função importante.por isso a forma que o professor lida com comportamento agressivo,poderá levar o aluno a repetí-lo.
    A faília é a base, tem que orientar, saber ouvir os anseios, o diálogo é fundamental para um bom crescimento e um futuro promissor .


    Jorge Dory da Luz - Pós Içara

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  19. Durante o período de transformações físicas, mentais e espirituais dos seres humanos há grandes distúrbios e lutas emocionais a serem vencidas. Acho muito importante nesta fase da vida à interação dos adultos, pois com sabedoria poderemos dar limites e ajuda-los a superar certos desajustes.
    Maria Isabel phelippi pós Içara SC Turma 011

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  20. ALUNA: MARIA ISABEL PHILIPPI
    PROFESSOR: SARTORIO
    PÓS-GRADUAÇÃO DE IÇARA

    COMENTÁRIO SOBRE ADOLESCENCIA

    No período da adolescência, a identidade fica confusa e a energia fica aflorada pelo desenvolvimento físico e psicológico do individuo; existem certas incapacidades de autocontrole, de dúvidas e de desafios. Nos adultos podemos ajudá-los a superar estes obstáculos; estando presente no decorrer do dia a dia com o intuito de contribuir para uma vida adulta feliz.

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  21. Hoje participei de um Seminário na Unesc com o tema "Educação e Segurança publica na rede escolar", e lá estava juntamente com os demais palestrantes o delegado de policia de Criciúma Dr. Márcio Campos Neves, e em sua palestra ele falou sobre o ECA (Estatuto da criança e do Adolescente), dizendo em uma de suas falas que todos são iguais perante a lei e como os adolescentes são considerados desiguais perante a sociedade foi criado um estatuto próprio há eles. Diante disso, durante a explanação do palestrante, fiquei analisando o confusão que deve ser passar na cabeça das crianças e adolescentes com essa transformação repentina para a vida adulta.
    Hoje como educador, vejo que devemos através das politicas publicas oferecer condições para que este individuo possa ter plenas condições de ingressar na vida adulta. Devemos fazer muito mais do que somente trazer um monte de regras pré estabelecidas, devemos fazer com se tornem cidadãos pensamentes.

    Aluno: Tiago Ferreira Nascimento Inácio
    Aluno Pós Içara

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  22. Presado professor Rodrigo, sobre a questão adolescência é necessário algumas considerações. 1° ponto, a adolescência na sociedades (culturas) onde o sistema é muito rígido ,ou seja não é permitido mudanças culturais , como os grupos tribais, ou em culturas orientais. Estas culturas não permi-tem a mudança,ou seja inovação, onde o adolescente tem que se enquadrar nesta cultura, sem possibilidade ou condições para que surja novas idéias, que venha melhorar as condições destas sociedades.2º ponto: o choque de gerações, esta si-tuação sempre teve presente no nosso meio(humano),onde o jo-vem adolescente cria um "MUNDO PRÓPRIO"(LINGUAGEM, MODO DE VESTIR, MUDANÇA DE COMPORTAMENTO, ETC..)este adolescente com seu "MUNDO PRÓPRIO" vai sempre afrontar(desafiar) o que já tai constituído, que foi criado e controlado pelo "MUNDO" adulto.(Esta situação se passa predominantemente na mundo "ocidental"). 3º ponto: a falta de limite e respeito, este problema hoje muito presente na nossa sociedade. Onde a cri-ança e o adolescente numa grande proporção, não tem o minimo de respeito pelos outros (pais,irmãos colegas, professores, etc..)onde os pais não conseguem colocar "freio" em seus fi-lhos. e ai a criança e o adolescente são problema em casa na escola etc. É necessário urgentemente achar uma formula onde se consiga colocar mais senso de responsabilidade e respeito em nossas crianças e adolescentes. Pois assim poderemos vi-ver numa sociedade mais harmoniosa.

    Aluno:Jose Clair Nietto
    Pós-graduação Içara
    Turma : 103.023

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  23. A adolescência é uma fase conturbada e difícil para os adolescentes entenderem. Como aceitar que são muito novos para sair a uma balada sozinhos, mas que são perfeitamente capazes de assumirem algumas tarefas no âmbito familiar.
    O corpo se transforma rapidamente mas a mente demora um pouco mais para amadurecer e assimilar estas transformações.
    É uma fase onde os adultos que já passaram por isso, tenham muita paciência e sabedoria para lidar com os possíveis conflitos,tratando os temas com clareza,não se intimidando com a agressividade dos adolescentes,mas educando-os e colocando limites com muito amor e carinho!

    Aluna: Rita Bastos
    Pós- graduação Curitibanos

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  24. Aluna: Flávia Baggio
    Pós-graduação Orleans/2012

    Dentre as abordagens discutidas em sala, a adolescência me chamou maior atenção e agora, ler um texto complementar a respeito, me deixa mais convicta de que essa é uma das fases do desenvolvimento humano mais expresssiva, a qual deveríamos mergulhar com um olhar mais atento e despretencioso.
    Entender esse complexo universo de "adolescentes em adolescência" nos ajudará a perceber que essa fase é acima de tudo uma grande oportunidade. Oportunidade para o próprio adolescente que vive a fase de construção da autonomia, da identidade e aprendizagens que se aceleram e abrem múltiplas perspectivas e descobertas. E, enquanto Educadores e Formadores de Educandos, temos a missão de assumir e cumprir com essa proposta.
    Acredito que pensar a adolescência como uma oportunidade implica tratar os adolescentes como sujeitos de sua própria história e não como objeto das expectativas de nós, adultos (e professores).
    Essa mudança de olhar que supera a visão de adolescente como objeto ou problema e se firma na visão de adolescente como sujeito e oportunidade é uma perspectiva importante para uma ação transformadora no universo educacional.

    Profº Rodrigo, discutir e compreender cada fase da adolescência em suas aulas, mudou minha concepção sobre os meus alunos e me ajudou a reconstruir minha práxis pedagógica, ainda mais sendo Professora de uma disciplina a qual eles tanto se identificam, que é a Ed. Física.

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  25. A adolescência, como já pontuado pelo sr, é um período conturbado, chamado ironicamente por muitos de "aborrecência".
    Nós, enquanto educadores, precisamos realmente compreender o universo desses "seres" que parecem estar, muitas vezes, em um lugar tão distante e distinto dos nossos.
    Suas aulas foram esclarecedoras. Por meio delas, da abordagem utilizada, da explanação dos conteúdos, muitas dúvidas forma sanadas e informações agregadas, contribuindo na expressivamente em nossa formação.
    Agradeço por ter compartilhado conhecimentos tão valiosos e ter contribuído na construção de novos saberes.
    Um abraço. Sorte sucesso.

    Aluna: Kéruly L. Bardini
    Pós-graduação ORLEANS

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  26. Na face da adolescência, os filhos já não precisam dos cuidados que os pais dedicam à criança, mas por outro lado, o que ele ganha é a liberdade para viver a própria vida, que resultam em diversas preocupações aos
    Pais. É preciso conhecer e respeitar as mudanças que ocorrem na adolescência, aproximar o diálogo entre pais que influenciam de forma significativa no comportamento dos adolescentes.
    Na escola os professores devem aproximar os conteúdos do cotidiano dos adolescentes, para o desenvolvimento cognitivo e social.

    Aluna: Daura Ap. Gomes Mendes
    Pós Graduação de Curitibanos

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  27. Querido professor: em primeiro lugar quero dizer que amei O tema que foi abordado, e a maneira como conduziste as aulas. Sou mãe de um adolescente de desesseis anos e confesso que algumas vezes tenho dificuldade em lidar com algumas situações. Embora tenha sido um período, aprendi um pouco como trabalhar com essa fase tão rica. Em especial onde foi colocado que não se deve bater de frente com os adolescentes e eles precisam sim serem ouvidos, pois nesta fase eles tem muitos questionamentos, que precisam ser respeitados. Eles buscam uma direção e cabe a família em primeiro lugar dar esse suporte e depois a escola que apenas complementa, ensinar valores que o ajudem a ser um cidadão consciente de seus atos, e a ajudá-lo a se tornar um adulto feliz e ciente de suas responsabilidades. Obrigado pelas aulas, que vieram a acrescentar no meu trabalho.

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  28. Professor no meu comentário esqueci de inserir meu nome eo curso ; Rosa Rodrigues Borges. Pós Graduaçã de Curitibanos.

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  29. ALUNA: Alessandra Schug.
    Pós Graduação - Iep/Uniasselvi
    Orleans 2012.



    Nota-se que a adolescência é uma fase da vida humana em que a naturalidade são as várias transformações, seja na parte física do corpo, como, por exemplo, o estirão de crescimento, na parte hormonal, e até mesmo as mudanças de sentimentos, ideias, e ações que começam a se tornar ultrapassadas para o adolescente, ou seja, muitas vezes carrinhos e bonecas, além de outras brincadeiras começam a se tornar transpostas para essa fase, exigindo do individuo “conhecer o novo”.
    Portanto, ser adolescente é passar por fases de mudanças, onde esses por vezes precisam de apoio ou diálogo de um adulto, caso contrário esse encontrará duvidas e irá tira-las com outros adolescentes. Adolescentes, embora gostem de conviver com adolescentes, necessitam também conviver com adultos, para que esses possam amenizar as duvidas de muitos perante essa fase.
    Portanto, sob esses aspectos nota-se que a adolescência é um período marcado por transformações. Segundo Niccolo Maquiavel, “uma mudança deixa patamares para uma nova mudança”. Assim entende-se que a adolescência é uma fase de transição da infância para uma vida adulta. Transição essa que a cada nível de evolução humana será um degrau para o mundo adulto. Assim, a adolescência é muito importante no viver de cada pessoa.

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  30. Aluna:Rosangela Cristiane G.Bernardino
    Pós Uniasselvi.Turma:Neuropsicopedagogia.Blumenau.

    Na minha concepção,a adolescência, é uma fase muito bela.
    Falando de maneira metafórica,a criança é como uma lagarta que no tempo certo, se fecha em

    seu casulo,e vive emoções,dúvidas, sentimentos, e questionamentos que são difíceis de

    compreender quando se está do lado de fora.
    Durante esse período acontece uma maravilhosa metamorfose.
    Aquela frágil lagarta,se transforma numa linda borboleta,pronta para voar alto muito alto.
    Com todo o ânimo, disposição e disposião para descobrir, ver e encontrar novos continentes,

    e ultrapassar fronteiras.
    Enfim,a adolescência é a fase da metamorfose do ser humano.
    Conviver com adolescentes, é ter o privilégio de acompanhar o lindo processo de

    transformação e maturação da raça humana.

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  31. lendo a questão adolescência, só me vem a mente a busca incensante pela liberdade... lembrando da visão sartreana, o ser é visto como ser de ação, e a condição essencial da ação é a liberdade, dessa forma a base da estrutura humana se forma a partir das escolhas que o homem faz de si mesmo e de seu modo de ser.Assim, nessa visão, retira-se toda a consequência da existência humana de um terceiro, e sim é o homem que se constrói como sujeito, e é ele que dá o sentido para sua vida...Essas questões podem ser bastante angustiantes no período da adolescência, lembro da minha adolescência... uma fase de muitas mudanças na qual estava deixando de ser crianças, onde era meus pais que decidiam tudo por mim, diziam o que eu deveria fazer ou não... e a chegada da adolescência viam as responsabilidades... mas o que vejo que realmente as confundem e a questão de não ser vistos como adultos, porém também não são mais crianças... por isso a importância Rodrigo do diálogo aberto e franco, no qual os pais se mostrem parceiros, para não serem contestação, nem afrontados...
    fazendo-se assim tomar consciência de que são eles que realizam as escolhas, mesmo que essas, a princípio, não sejam para ela as melhores. Assumir suas escolhas com responsabilidade proporciona que ela possa perceber mais as ações como suas, e que mesmo nesse impasse infância x adolescência o sujeito deve enxergar que é ele o autor da sua vida.e que as escolhas feitas por ele nesse processo vão constituir toda a sua existência como ser humano... e esse e o papel dos pais nesse impasse, compreensão e companheirismo.

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  32. e lembrando aos adolescentes que compreender que deslocar a responsabilidade de suas escolhas e de seu modo ser livre não mudará o fato que ela será ainda responsável por essas escolhas, pois mesmo quando escolho não escolher, ainda estou escolhendo, e assumindo a responsabilidade dessa escolha... rs...
    Adorei o blog Rodrigo e os temas nele inseridos.

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