segunda-feira, 20 de setembro de 2010

O cérebro do vestibulando

1. Tudo o que for mudado na sua vida de vestibulando, deve ser efetivado desde agora, não dá para começar o ritmo de vestibular 1 mês, 1 semana ou 1 dia antes das provas que vai ser até pior;
2. Mantenha um ritmo diário do corpo que seja correspondente ao ritmo dos dias de prova, por exemplo, se a prova é no início da tarde, não dá para dormir todo dia de tarde, pois o teu corpo irá se habituar a este ritmo diário e no dia da prova vai desligar, como fazia habitualmente (deixa a soneca da tarde para o verão, depois da aprovação).
3. Hábitos alimentares:
a. açúcar refinado (sacarose) te deixa muito lesionado devido ao mecanismo da serotonina (neurotransmissor envolvido na motivação e no humor); aquela barra de chocolate te liga por uns 15 minutos e depois te deixa com sono, com baixos níveis de atenção e com péssimo humor, o que vai dificultar enormemente a aprendizagem.
Dê preferência para os açúcares dos vegetais (frutose) que elevam os níveis glicêmicos lentamente, o suficiente para ter energia, afinal, saco vazio não para em pé.
b. bainha de mielina, aquela capa de lipídios (Omega 3) que reveste os axônios e aumenta a velocidade da condução eletroquímica das células nervosas: a bainha de mielina é formada principalmente por Omega 3 (peixes, ovos e grãos como quinoa, amaranto, linhaça) e por Vitamina B12, a cobalamina, formada a partir de cobalto (encontrado em folhas de verde intenso, como rúcula, couve, brócolis).
c. outro componente importante da bainha de mielina é a Vitamina D (calciferol) cujo precursor é encontrado em peixes, gema do ovo, óleos vegetais, mas que necessitam de raios tipo B para serem transformados na vitamina ativa. Por este motivo, pessoas que ficam muito tempo sem sol podem desenvolver inclusive transtornos do humor. De 15 a 20 minutos de raios de sol diretamente sobre a pele, 25% do corpo, com protetor para evitar os raios nocivos.
d. um dos principais neurotransmissores envolvidos na aprendizagem é a Acetilcolina, formado por agrupamentos acetil, comuns nas células, e colina, substância encontrada na gema do ovo.
4. Praticamente todas as drogas em algum prazo de nossas vidas prejudicarão nossos sistemas cognitivos, e principalmente, se seu uso for por tempo prolongado. Abster-se é a melhor pedida. É mais válido produzir nossas substâncias endógenas, que dão barato e não lesionam. Importante é realizar coisas, fazer atividades que te façam sentir bem, que te dêem uma idéia de liberdade, ou ainda de superação, como esportes, estudar, estudar, atividade física. Importante é muito, mas muito carinho, amor, acolher alguém e ser acolhido; um amigo, ou amiga, namorada, ou namorado, mãe, pai, irmão, irmã, ajude alguém que precise, isso vai fortalecer sua estima e confiança.
- sempre se pode ser feliz em outro lugar com outras pessoas – Renato Russo
5. Leia de tudo, o tempo todo, leia no carro no passeio com a família, leia no ônibus, leia no banheiro, na cozinha, na praia, no jardim, na calçada, e leia, leia de tudo, em revistas, jornais, livros, o velho e ainda bacana livro, na web. E fale, fale de tudo, discuta tudo, exercite seu discurso, e depois de falar, falar, falar, escreva, escreva de tudo, escreva umas ₥♯Ᵽ▒☺ϛ e também umas crônicas, e uma idéia sobre seu projeto de vida.
6. E de nada vai valer tanto esforço se você não sentar e estudar a maior parte do tempo, afinal, é pouco tempo para uma vida inteira ainda.

5 comentários:

  1. como o natural é importante para o bom desempenho mental, coisas simples como a luz do sol são e importância significativa para cada um todos os dias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. julio cesar, pós Içara 2012,são de importância significativa coisas simples e naturais, como a luz do sol, uma boa alimentação na hora de fazer uso do cérebro e das faculdades mentais antes de uma prova importante como o vestibular.

      Excluir
  2. Camila Cechinel Silvestri - Pós Orleans

    Texto muito gostoso de ser lido e valiosíssimo para ser repassado aos alunos de terceirão, e acredito que sirva pra todos nós que ainda estamos em fase de formação, que passamos por vários concursos e processos seletivos durante o ano...
    vou aderir suas dicas e ver o resultado.

    Foi um grande prazer conhecer seu trabalho e lhe parabenizo pelo jeito com que trata e passa para nós um assunto ainda muito difícil. Grande beijo...

    ResponderExcluir
  3. Aluna: Flávia Baggio
    Pós-graduação Orleans - Turma 2012

    Um dos pontos que me chamou a atenção no texto acima, refere-se a importância de se realizar "coisas, fazer atividades que te façam sentir bem, que te dêem uma idéia de liberdade, ou ainda de superação, como esportes, estudar, atividade física." Digo isto porque muitos vestibulandos acabam não se dando conta do quanto se exercitar (não só a mente, mas o corpo também)contribui significativamente para a fixação da aprendizagem.
    Como o próprio texto afirma, não basta estudar a maior parte do tempo, a mente e o corpo precisam do lazer, da distração, de momentos únicos que nos dêem a sensação de prazer e bem-estar...e, nada melhor do que a atividade física para aliviar o stress emocional que vive o vestibulando pela ânsia de passar no vestibular.

    ResponderExcluir
  4. O vestibular com certeza cerca as inseguranças dos adolescentes já no inicio do segundo ano do ensino médio, algo que algum tempo atrás só acontecia no terceiro ano, hoje assombra os adolescentes mais cedo. No entanto o que não fica claro entre eles é a preparação para tal atividade, sendo que no mesmo ano que há vestibular para ingresso em varias instituições também há o ENEM, duas provas de parâmetros e objetivos diferentes, a primeira mais objetiva e a segunda mais interpretativa.
    Todas as dicas acima são de inteira importância para a preparação do vestibular, no entanto, poderíamos acrescentar que quanto mais cedo o vestibulando começar a estudar, melhor será o seu desempenho, estudo esse que poderá ser em casa ou com cursinhos de preparação, que podem ser iniciados dois anos antes do término do ensino médio.

    aluna: vanessa mariot pedro
    Pós-graduação Orleans - Turma 2012

    ResponderExcluir