1. Neuroeducação:
Cérebro e Comportamento de Crianças e Adolescentes.
Ementa:
Vida e aprendizagem. Evolução e desenvolvimento
cognitivo. Morfofisiologia do tecido neural, nutrição e aprendizagem. Sistema
nervoso e aprendizagem. Sistemas Sensoriais, percepção e estimulação cognitiva.
Psicomotricidade. Desenvolvimento neural e aprendizagem ao longo da vida.
Neuroplasticidade Cerebral. Aprendizagem e memória. Relações entre a educação e
neuroplasticidade. Motivação. Amor intelectual, ética e estética na relação
professor aluno.
Objetivos
geral e específicos:
- Objetivo geral: Capacitar os
profissionais da área da educação no entendimento das relações entre sistema
nervoso e aprendizagem e dos processos de desenvolvimento neurobiológicos,
ecológicos, ontogenéticos e filogenéticos.
- Objetivos específicos:
- Apresentar as principais transformações no cérebro e no
corpo da criança e adolescente;
- Relações entre a neuroplasticidades e os principios da
modificabilidade;
- Entender o sistema nervoso e suas transformações ao
longo da vida do educando;
- Discutir aspectos educacionais relacionados à infância e
adolescência;
- Estabelecer os pontos principais no relacionamento
professor - aluno.
2. Motivação,
emoções e sentimentos em Crianças e Adolescentes.
Ementa:
Desejo e as paixões em Spinoza e Freud.
Diferenças entre emoções e sentimentos. Controlando as emoções em sala de aula.
Emoções, imagens mentais e aprendizagem. Motivação intrínseca e extrínseca,
Incentivos. Relação entre excitação e motivação. Característica das pessoas
autorrealizadoras. Empatia e sublimidade. Ansiedade, transtornos do humor e
estresse em crianças e adolescentes. Sexualidade e emoções. Afetividade e
psicomotricidade: entendendo o corpo que sente. O professor enquanto artista:
promovendo emoções e sentimentos.
Objetivos
geral e específicos:
- Objetivo geral: Auxiliar na compreensão
do desenvolvimento cognitivo e da personalidade e os desejos nos alunos, as
relações entre emoções, sentimentos e motivação em crianças e adolescentes e
saber aplicar isso em contextos de aprendizagem
- Objetivos específicos:
a.
Compreender as relações entre desenvolvimento cognitivo e da
personalidade e os desejos;
b.
Fazer as relações entre motivação e emoções e aplicar em sala
de aula para diferentes atividades propostas;
c.
Compreender as emoções e sentimentos em crianças e
adolescentes com transtornos e necessidades especiais;
d.
Refletir acerca das questões de corporeidade e sexualidade e
seus enlaces com emoções e sentimentos.
e.
Relacionar as necessidade básicas do indivíduo e as
características das pessoas autorrealizadoras.
f.
Compreender a dinâmica de um professor enquanto um líder e
enquanto artista.
3. Educação Especial e Inclusiva na
Perspectiva das Neurociências.
Ementa:
Desenvolvimento neural e cognitivo especial.
Causas dos distúrbios da aprendizagem. Transtornos do espectro autista
(autismo, asperger, savant). TDAH e impulsividade. Aspectos didáticos
pedagógicos da educação especial e inclusiva a partir das neurociências. Importância
da psicomotricidade na educação especial e inclusiva; Psicomotricidade e
desenvolvimento cognitivo; Técnicas de desenvolvimento precoce para alunos com
necessidades intelectuais especiais. Inclusão e a perspectiva do professor em
sala de aula.
Objetivos Geral e Específicos:
Objetivo geral: Compreender os principais
transtornos relacionados ao desenvolvimento, aprendizagem e comportamento ao
longo da infância e adolescência, incluíndo o uso de medicamentos e terapias
relacionadas, bem como o contexto nos quais tais transtornos se desenvolvem.
Objetivos específicos:
- Discutir a relação entre desenvolvimento e transtornos
da aprendizagem;
- Determinar a relação entre problemas do comportamento e
desenvolvimento humano;
- Discutir os aspectos psicofarmacológicos e terapêuticos
dos distúrbios da aprendizagem;
- Compreender a importância da psicomotricidade e das
neurociências na educação especial e inclusiva.
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