segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Cursos e palestras nas áreas de educação.

                                                                                                                             1. Neuroeducação: Cérebro e Comportamento de Crianças e Adolescentes.

Ementa:
Vida e aprendizagem. Evolução e desenvolvimento cognitivo. Morfofisiologia do tecido neural, nutrição e aprendizagem. Sistema nervoso e aprendizagem. Sistemas Sensoriais, percepção e estimulação cognitiva. Psicomotricidade. Desenvolvimento neural e aprendizagem ao longo da vida. Neuroplasticidade Cerebral. Aprendizagem e memória. Relações entre a educação e neuroplasticidade. Motivação. Amor intelectual, ética e estética na relação professor aluno.
Objetivos geral e específicos:
- Objetivo geral: Capacitar os profissionais da área da educação no entendimento das relações entre sistema nervoso e aprendizagem e dos processos de desenvolvimento neurobiológicos, ecológicos, ontogenéticos e filogenéticos.
- Objetivos específicos:
  1. Apresentar as principais transformações no cérebro e no corpo da criança e adolescente;
  2. Relações entre a neuroplasticidades e os principios da modificabilidade;
  3. Entender o sistema nervoso e suas transformações ao longo da vida do educando;
  4. Discutir aspectos educacionais relacionados à infância e adolescência;
  5. Estabelecer os pontos principais no relacionamento professor - aluno.


2. Motivação, emoções e sentimentos em Crianças e Adolescentes.

Ementa:
Desejo e as paixões em Spinoza e Freud. Diferenças entre emoções e sentimentos. Controlando as emoções em sala de aula. Emoções, imagens mentais e aprendizagem. Motivação intrínseca e extrínseca, Incentivos. Relação entre excitação e motivação. Característica das pessoas autorrealizadoras. Empatia e sublimidade. Ansiedade, transtornos do humor e estresse em crianças e adolescentes. Sexualidade e emoções. Afetividade e psicomotricidade: entendendo o corpo que sente. O professor enquanto artista: promovendo emoções e sentimentos.
Objetivos geral e específicos:
- Objetivo geral: Auxiliar na compreensão do desenvolvimento cognitivo e da personalidade e os desejos nos alunos, as relações entre emoções, sentimentos e motivação em crianças e adolescentes e saber aplicar isso em contextos de aprendizagem
- Objetivos específicos:
a.    Compreender as relações entre desenvolvimento cognitivo e da personalidade e os desejos;
b.    Fazer as relações entre motivação e emoções e aplicar em sala de aula para diferentes atividades propostas;
c.    Compreender as emoções e sentimentos em crianças e adolescentes com transtornos e necessidades especiais;
d.    Refletir acerca das questões de corporeidade e sexualidade e seus enlaces com emoções e sentimentos.
e.    Relacionar as necessidade básicas do indivíduo e as características das pessoas autorrealizadoras.
f.     Compreender a dinâmica de um professor enquanto um líder e enquanto artista.


3. Educação Especial e Inclusiva na Perspectiva das Neurociências.

Ementa:
Desenvolvimento neural e cognitivo especial. Causas dos distúrbios da aprendizagem. Transtornos do espectro autista (autismo, asperger, savant). TDAH e impulsividade. Aspectos didáticos pedagógicos da educação especial e inclusiva a partir das neurociências. Importância da psicomotricidade na educação especial e inclusiva; Psicomotricidade e desenvolvimento cognitivo; Técnicas de desenvolvimento precoce para alunos com necessidades intelectuais especiais. Inclusão e a perspectiva do professor em sala de aula.
Objetivos Geral e Específicos:
Objetivo geral: Compreender os principais transtornos relacionados ao desenvolvimento, aprendizagem e comportamento ao longo da infância e adolescência, incluíndo o uso de medicamentos e terapias relacionadas, bem como o contexto nos quais tais transtornos se desenvolvem.
Objetivos específicos:
  1. Discutir a relação entre desenvolvimento e transtornos da aprendizagem;
  2. Determinar a relação entre problemas do comportamento e desenvolvimento humano;
  3. Discutir os aspectos psicofarmacológicos e terapêuticos dos distúrbios da aprendizagem;
  4. Compreender a importância da psicomotricidade e das neurociências na educação especial e inclusiva.

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