quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Feromônios e desenvolvimento da sexualidade


Os feromônios são compostos liberados pelo suor, urina, hálito e que comunicam nossos estados emocionais, reprodutivos, sociais, nossa herança genética. Existe no nariz uma pequena cavidade receptora destes estímulos denominada Órgão vomeronasal, que se comunica com o cérebro nas áreas relacionadas às emoções, motivações e avaliações.

Meninas que coabitam com homens aparentados (pai, avô, tio, irmão mais velho) demoram em média mais para a primeira menstruação, do que meninas que coabitam apenas com mulheres ou homens não aparentados. O cheiro das pessoas que vivem conosco influenciam nossa vida hormonal. Mulheres que coabitam e menstruam sincronizadas é outro exemplo. Retardar o inicio da vida reprodutiva pode ser uma boa solução para evitar acasalamentos consaguíneos. E sincronizar o estro é boa estratégia para o cuidado cooperativo dos filhotes.

Homens foram convidados a avaliar os odores de camisetas usadas por um grupo de mulheres. Deveriam classificar as 3 “mais cheirosas” e as 3 “menos cheirosas”. A concordância de genes iguais (que poderiam representar doenças e diminuição do potencial imune quando em duplicata) nas camisetas “menos cheirosas” era de 5/6 ou 6/6. Nas mulheres “mais cheirosas” a análise genética dos pares revelou uma concordância menor, de 0/6, 1/6, o que geraria filhos mais propensos à saúde.

O INAH3, núcleo cerebral do hipotálamo, menor em mulheres e maior nos homens, é responsável pelo reconhecimento de feromônios. Um estudo mostrou redução da área em homens homoafetivos; a redução explicaria uma certa aptidão para reconhecer homens como bons parceiros para acasalar.

Os feromônios podem sinalizar possibilidades novas ou induzir a erros de avaliação (o cheiro não dirá muito do caráter de alguém), mas já podemos refletir sobre o assunto na educação e saúde, nas dinâmicas familiares e relacionamentos.

2 comentários:

  1. Aluna:Rosangela Cristiane G.Bernardino.
    Pós Uniasselvi.Turma:Neuropsicopedagogia.Blumenau.

    Os seres vivos,tanto animais,vegetais, como humanos, são realmente fascinantes.São tantos detalhes minúsculos que contribuem para perfeição dos organismos.O olfato sempre despertou meu interesse, pois o cheiro exerce um papel fundamental nos processos de interação sócio-afetiva entre os seres humanos.
    A relação entre o cheiro e a emoção, não são novidades.Por isso, quando sentimos um aroma, de imediato as amígdalas trabalham e relacionam aquele odor à ação que está ocorrendo.O cheiro é guardado na memória acompanhado da emoção/sentimentos vivenciados naquele momento.Quando voltamos a sentir o mesmo cheiro,a memória afetiva é ativada.É por isso,que a presença de determinados odores nos faz lembrar fatos passados.
    Esse tema"feromônios" é muito interessante.Com relação a meninas que coabitam com homens aparentados,demorarem mais para primeira menstruação,tenho uma experiência interessante.Sou casada e tenho 4 filhos.Um menino,o mais velho.E tres meninas.
    Minhas duas filhas mais velhas,que sempre conviveram com o pai e o irmão,na mesma casa,tiveram seu primeiro ciclo menstrual aos 14 anos.E a mais nova,atualmente com 11 anos,ainda não tem nenhum sinal de que está próxima a menstruar.Além disso,eu e minhas filhas temos o ciclo menstrual sincronizado.
    Comprovando assim,que o cheiro das pessoas que vivem conosco influencia na nossa vida hormonal.

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Adorei seu conteúdo, seu blog é beeeem legal! Ja estou seguindo da uma olhadinha la no meu e deixe sua marquinha. Bjos!!!

    http://amareteamar04.blogspot.com '

    ResponderExcluir